Informações ao Paciente

Como paciente você tem o direito de ser informado sobre sua condição, tratamento recomendado, riscos e perigos envolvidos. Assim, as informações desta página têm a finalidade de mantê-lo bem informado para que possa decidir o seu consentimento no tratamento.

Introdução

Na grande maioria dos casos ortodônticos, melhorias significativas podem ser obtidas com a cooperação do paciente. Os procedimentos de tratamento ortodôntico são baseados nas melhores indicações para cada caso, e, como em qualquer outro tratamento médico, têm riscos e limitações inerentes. É difícil se prever quais pacientes podem encontrar problemas, mas os riscos e limitações potenciais devem ser compreendidos antes do início do tratamento.

Caso surjam dificuldades imprevistas, os planos de tratamento poderão ser revistos. O diagnóstico e o plano de tratamento estão sujeitos à mudança, uma vez que a resposta do organismo e padrões de crescimento são observados. Estas mudanças podem envolver extrações de dentes permanentes, cirurgia ortognática, etc. Estes procedimentos deverão ser realizados por especialista na área ou pelo dentista da família, sob solicitação por escrito. Os riscos que envolvem tais procedimentos deverão ser discutidos pelos mesmos, antes de se decidir por este tipo de tratamento. Por favor, sinta-se sempre à vontade para tirar todas as suas dúvidas.

Cooperação do Paciente

A falta de cooperação do paciente é a causa mais comum de comprometimento e aumento do tempo de tratamento. As orientações devem ser seguidas à risca. Higienização impecável, utilização dos elásticos, cuidados com o aparelho(evitar alimentos duros), uso de aparelho extra-bucal e comparecimento às consultas são fatores de extrema importância. Não se pode precisar a duração do tratamento, pois dependerá de vários fatores como os citados acima. Se o paciente for criança é importante que os pais acompanhem o tratamento de seus filhos e se certifiquem de que estejam seguindo as orientações do Ortodontista. O sucesso do tratamento ortodôntico depende do esforço de um trabalho em equipe: dos pacientes, dos pais, do pessoal auxiliar e do Ortodontista.

Reservamos o direito de remoção da aparatologia e interrupção do tratamento nos casos em que, mesmo após repetidas orientações do disposto acima, o(a) paciente continue resistente, não modificando o seu comportamento, o que fatalmente comprometerá o resultado final do tratamento.

Descalcificações, cáries e problemas periodontais

O aparelho ortodôntico facilita o acúmulo de restos de comida, aumentando os riscos de cárie e aparecimento de manchas brancas. Você deve escovar sempre imediatamente após às refeições ou após comer algo, ou então, enxaguar bem a boca quando a escovação não for possível. Comidas que sejam duras ou grudentas devem ser evitadas, tais como milho verde, pipoca, amendoim, cana-de-açúcar, chicletes, balas, frutas(maçã, manga, goiaba, pêra - devem ser cortadas em pedaços), pé-de-moleque, caneta, osso, torresmo, cenoura crua, etc. O aparelho ortodôntico favorece a inflamação gengival, que pode ser controlada com um boa higienização. Aparelhos soltos ou frouxos devem ser comunicados imediatamente, pois podem provocar danos ao dente. Aparelhos removíveis, bandas e braquetes danificados pelo paciente pela não observação de tais cuidados serão cobrados à parte.

Reservamos o direito de remoção da aparatologia e interrupção do tratamento nos casos em que, mesmo após repetidas orientações do disposto acima, o(a) paciente continue resistente, não modificando o seu comportamento, o que fatalmente comprometerá o resultado final do tratamento.

Dor ou desconforto

Após os ajustes do aparelhos ortodônticos o paciente poderá sentir certo desconforto, que, em geral, não dura mais de 24h ou 48h. A sensibilidade varia de paciente para paciente. Evitar alimentos duros diminui o desconforto. Irritações na bochecha e gengivas podem ser aliviadas com o uso de cera odontológica. Converse com o seu Ortodontista.

Circunstancias especiais ( Aparelho Extra-Bucal - AEB )

As introduções de uso do Aparelho Extra-Bucal (AEB) dadas pelo seu Ortodontista devem ser rigorosamente seguidas. Lembre-se de tirar as tensões dos elásticos antes de remover o aparelho. Não pratique esportes ou atividades físicas enquanto estiver usando o seu AEB, pois você correrá sérios riscos caso o seu aparelho seja puxado acidentalmente, podendo provocar lesões na face e/ou olhos.

Perda de vitalidade dentária

A perda de vitalidade dentária é rara, mas pode acontecer. Um dente que tenha sofrido traumas poderá perder a sua vitalidade mesmo após um longo período de tempo, com ou sem qualquer tipo de tratamento. Um dente desvitalizado pode apresentar reações adversas durante a movimentação dentária, e precisa de tratamento endodôntico (canal), uma vez que a Ortodontia pode aumentar estes riscos.

Reabsorção de raiz dental

A diminuição do comprimento da raiz dental pode ocorrer com ou sem tratamento ortodôntico. Trauma, impacto, movimentação e desordens endócrinas podem levar a uma reabsorção radicular. O tratamento ortodôntico aumenta este risco. De um modo geral, eventual encurtamento da raiz dental ocorrido durante o tratamento ortodôntico são considerados de pouca importância. Quando ocorrem reabsorções severas, aumentam-se as possibilidades de perda precoce do dente.

Dentes impactados

Às vezes dentes impactados, especialmente caninos e terceiros molares, podem provocar problemas como a perda de dentes, problemas periodontais ou recidivas.

Perda óssea

Movimentos dentários podem, eventualmente, agravar perdas ósseas. Há preocupação somente nos casos de perdas ósseas extensas.

Articulação têmporo-mandibular ( ATM )

A articulação têmporo-mandibular (ATM) é a 'dobradiça' em que a mandíbula se move. Esta articulação é uma parte complexa da estrutura facial, e pode requerer a atenção especial antes, durante e após o tratamento ortodôntico por diversos motivos, nem todos bem compreendidos. Há a possibilidade de o alinhamento dentário afetar esta articulação.

Padrão de crescimento

Um padrão esquelético não usual e um crescimento desfavorável podem afetar os resultados do tratamento ortodôntico. Intervenções cirúrgicas são, eventualmente, indicadas.

Movimentos dentários pró-tratamento

Os dentes têm a tendência de voltarem às posições originais, chamadas de recidivas. Rotações e apinhamentos dos incisivos inferiores, algum espaçamento nas áreas de extração ou entre os incisivos superiores são exemplos comuns. Problemas muito severos tendem a ter mais recidiva. No plano de tratamento, os aparelhos de contenção são tão importantes quanto os braquetes, portanto, o uso correto da contenção ajudará a minimizar o risco de recidiva. Caso seu aparelho de contenção quebre, suspenda o uso e comunique-se com o seu Ortodontista imediatamente.

Atendimento

O Ortodontista e seus auxiliares, sob supervisão, prestarão atendimento no intervalo de 4 em 4 semanas, ou no espaço de tempo que julgarem necessário, tentando obedecer ao horário marcado, mas contando com a flexibilidade exigida por procedimentos que sejam necessários e não previstos. Tente ser pontual, pois isso beneficiará a ambas as partes.

O paciente que não comparecer à consulta ficará responsável por telefonar para o consultório solicitando novo horário. O paciente que se ausentar do consultório por mais de 90 (noventa) dias, ou que deixar de efetuar os pagamentos por idêntico período, será considerado tratamento cancelado, não cabendo, a partir de então, nenhuma responsabilidade ao Ortodontista.

A presença dos pais ou responsáveis na sala clínica é necessária apenas no dia da consulta inicial. Durante o período de tratamento, pede-se ao acompanhamente que aguarde na sala de espera enquanto o paciente é atendido.

Documentação ortodôntica

Documentação ortodôntica (telerradiografia, radiografias: panorâmicas, periapicais e bite-wings, modelos, fotos, slides, etc.) são os exames solicitados pelo Ortodontista para formular o diagnóstico, plano de tratamento, documentar as alterações provocadas pelo uso da aparatologia e alterações advindas do crescimento. Será solicitada pelo Ortodontista, sempre que necessário, por escrito.

Honorários

As mensalidades não estão vinculadas ao comparecimento do paciente à consulta mensal. Se o paciente faltar ou não marcar consulta em um determinado mês, por motivo de viagem, férias, esquecimento, etc, o pagamento deverá ser efetuado normalmente.

Tratamentos paralelos, efetuados por profissionais de outras especialidades, terão seus orçamentos desvinculados da ortodontia.

No caso em questão, a manutenção será feita em Real, moeda vigente do País, que será reajustada de acordo com o salário mínimo vigente.

Radiografia panorâmica

É importante para a avaliação da presença ou ausência dos dentes, bem como na observação da posição dos "dentes do siso" e de possíveis patologias ou problemas que possam estar acometendo os dentes e os ossos da boca e da face do paciente;

Radiografia da cabeça (em visão lateral)

Para que possa estudar como deve ser feita a correção dos problemas de posicionamento dos dentes e dos ossos da face; esta radiografia é muito importante para determinar a origem do problema em questão;

Modelos em gesso da boca do paciente

Para determinar como os seus dentes devem ser movimentados; estes modelos são importantes guias na determinação da ação da aparelhagem a ser selecionada.

Uma documentação ortodôntica deve ser obtida em um centro radiológico especializado devidamente equipado e preparado para a realização desses exames.

Recomendações

  • Fio dental;
  • Escova Oral B número 30 ou similar;
  • Passa fio (agulha plástica);
  • Escova interdental;

Limpeza dos dentes durante o tratamento ortodôntico

Os dentes devem ser escovados, de preferência, até 5 minutos após as refeições, seguido de uso do fio dental escova interdental, com a finalidade de evitar a formação da placa bacteriana responsável pôr cárie, descalcificações (manchas brancas que poderão marcar definitivamente o dente) e problemas periodontais (inflamação da gengiva, perda do tecido ósseo, etc.). Estes problemas podem aparecer independente do uso do aparelho ortodôntico. Para tal, forneceremos ensinamentos básicos para uma boa escovação.

Como prevenir os problemas bucais?

A prevenção dos problemas bucais começa na alimentação. Dê preferência às frutas, fibras e verduras e evite açucares, refrigerantes e alimentos pastosos. Use diariamente o fio dental, de preferência antes da escovação, para que ele facilite a remoção da placa bacteriana.

Uso do fio dental

  • Enrole 45 cm de fio dental em volta do dedo médio de cada mão;
  • Deslize o fio dental no espaço entre os dentes, suavemente, em direção à gengiva;
  • Curve o fio sobre a superfície de cada dente e movimente-o verticalmente, para remover a placa. A escovação dos dentes deve ser feita após cada refeição antes de dormir e ao acordar.

Uso da escova

  • Use sempre creme dental com flúor;
  • Em frente ao espelho, posicione a escova num ângulo de 45º na junção do dente com a gengiva;
  • Faça movimentos rotatórios, vibrando a escova suavemente, por grupo de 2 dentes;
  • Deslize a escova no sentido da gengiva para a área de mastigação;
  • Faça movimentos de vai-e-vem na área de mastigação;
  • Escove suavemente o dorso da língua no final da escovação;
  • Faça um bochecho com uma solução anti-séptica para completar a higiene bucal;

Por que é importante consultar o dentista a cada 6 meses?

É muito importante consultar regularmente o dentista, para que ele possa avaliar a saúde bucal e orientar sobre os procedimentos corretos. O dentista faz uma análise da boca, detectando desde o início, cáries ou problemas gengivais e dando seqüência ao tratamento curativo. É também recomendada a realização de limpeza periódica, pois mesmo com todos os hábitos de higiene bucal, poderá haver a formação de tártaro, que só o dentista consegue remover.

Conjunto de fotografias faciais e intra-bucais

Para que se possa avaliar sua estética facial e dental e observar o que pode ser melhorado e corrigido através do uso de aparelhos

  • 1. Qual a melhor idade para uma consultar com o ortodontista?

    A partir dos três anos, já é uma boa idade para a avaliação da dentição. Uma consulta nesta idade permite que o Ortodontista planeje qual a melhor época de intervir nos pacientes que precisarem de tratamento. A maioria das maloclusões são mais facilmente e mais rapidamente tratadas durante a fase de crescimento. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema. Sendo que a maioria dos casos são tratados na idade entre os 08 anos até os 12 anos, onde se verifica o maior crescimento pubertal e coincide com a finalização da troca dos dentes permanentes.

  • 2. O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

    Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival devido a maior dificuldade de se higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados ou uma face afetada pela maloclusão podem prejudicar a auto estima do indivíduo. Perda de osso em volta dos dentes, dores musculares na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido a falta de tratamento ortodôntico.

  • 3. Adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

    Do dente a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente 25% dos pacientes são pacientes adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos os para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o fato do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos a correção total da maloclusão em casos de discrepância das bases ósseas. Nos adultos as discrepâncias significativas de bases ósseas normalmente só são corrigidas com cirurgias ortognáticas.

  • 4. Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?

    Normalmente não. Estes problemas só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho e orientação para manter uma alimentação adequada durante o uso dos aparelhos. Hoje existem materiais que previnem as cáries, como a "cola" utilizada para fixar os aparelhos fixos - elas já vêm com flúor incorporado em sua fórmula, o que previne a descalcificação do esmalte dentário.

  • 5. Qual o melhor: aparelho fixo ou aparelho removível?

    Os dois tipos de aparelho funcionam bem desde que bem indicados. Normalmente os aparelhos removíveis são mais indicados antes da chegada de todos os dentes permanentes. Para que o aparelho removível atinja seu objetivo é necessário que o paciente seja colaborador e use o aparelho na maior parte do dia. Os aparelhos fixos têm um resultado mais previsível por não contar tanto com a colaboração do paciente. Normalmente o tratamento com estes tipos de aparelho são mais rápidos do que com os removíveis. Por outro lado o paciente que utiliza o aparelho fixo deve tomar maior cuidado com a alimentação e com a higiene bucal.

  • 6. Os "cisos" interferem na posição dos incisivos inferiores?

    Existem controvérsias sobre este assunto, mas a maioria dos artigos publicados sobre este tema indica que não. Parece que o apinhamento (mudança da posição) dos incisivos inferiores é causado por vários motivos, dentre eles os principais:
    a) Estreitamento da face, que ocorre ao longo de toda vida.
    b) Falta de desgaste dos dentes. Devido ao tipo de alimentação atual os dentes não sofrem desgastes e por isso não ficam mais estreitos como acontecia há centenas de anos atrás. Como a face se estreita e os dentes não, falta espaço.
    c) Crescimento terminal da mandíbula. A mandíbula apresenta um crescimento que coincide com a época de aparecimento dos "Cisos". Este crescimento faz com que os dentes inferiores mudem de posição ao serem forçados contra os dentes superiores. Como o ciso ao nascer fica um pouco dolorido e o apinhamento dos incisivos coincide com esta fase, o paciente pensa que são os "cisos" que estão empurrando os dentes para frente. Obs: "Ciso" é utilizado popularmente como abreviação de "dente do ciso". Ciso é sinônimo de Juízo. Este termo "dente do ciso" ou "dente do juízo" surgiu porque os Terceiros molares aparecem aproximadamente aos 18 anos.

  • 7. Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico?

    Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos fixos (peças de metal ou de cerâmica coladas na parte externa de cada dente) é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que o tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos caso onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

  • 8. O que são aftas, quando acontece, e qual o tratamento?

    A Afta é um tipo de úlcera que ocorre em certas regiões da boca, como soalho da boca, mucosa labial, sendo rara no céu da boca e na gengiva inserida. Em geral é recidivante. O tamanho é cerca de 0,3 cm de diâmetro em média, podendo ser única ou múltipla, com dor provocada ou espontânea. A literatura relata que , apesar de desconhecida, a causa das aftas envolve aspectos hereditários, psicossomáticos, infecciosos, hormonais ou interação desses fatores. Em pessoas imunologicamente deprimidas por pós operatórios prolongados e desgastantes de grandes cirurgias, observam-se o aparecimento de áreas ulceradas na boca, compatíveis com afta. Traumatismos constantes devido, por exemplo, o uso de aparelhagem ortodôntica, próteses mal adaptadas podem causar aftas.A dor está presente nas mais variadas intensidades, desaparecendo entre 7 a 14 dias. Tratamento: Em geral a afta tem cura espontânea, desaparecendo de 7 a 15 dias. Evite o uso de agentes cáusticos no local, pois os mesmos, apesar de diminuir a dor, provocam a destruição do tecido, o que faz com que a úlcera se torne mais profunda e sujeita a infecções. A utilização de anestésicos tópicos como a xilocaína é válido alguns minutos antes das refeições. Alimente-se bem, evitando debilidade orgânica por carência de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Caso haja muita dor, o uso de analgésicos por via oral pode ajudar. Quem usa aparelhos ortodônticos tem aftas com freqüência devido ao traumatismo constante. Use uma cêra no local que está traumatizando. Se a prótese for o caso do problema, seu dentista deverá ajustá-la. Se o problema persistir, consulte um odontólogo sem demora.

Fale conosco ou
Marque sua consulta

* Campos obrigatórios

Acompanhe nossas novidades e promoções

Não se preocupe. Não enviamos spam.